Comunicado sobre alteração de cardápio nos RUs de Goiabeiras e Maruípe

A Diretoria de Gestão dos Restaurantes (DGR) informa que na semana de 29/04 a  03/05, o cardápio dos Restaurantes Universitários de Goiabeiras e de Maruípe sofrerá alteração com a utilização de ultraprocessados como pratos principais em dois dos dias da semana.

Essa mudança se fez necessária devido à realização de manutenção em uma das três câmaras de congelamento do RU de Goiabeiras. A câmara está temporariamente fora de operação para manutenção, o que afeta o recebimento de novos carregamentos de carnes para a produção, impactando os cardápios da semana.

Planejamento dos cardápios

A DGR destaca que os cardápios, bem como a previsão de demanda, são planejados com 20 dias de antecedência. Isso se deve aos procedimentos de compras públicas, que envolvem empenhos, recebimento, armazenamento, liquidação e pagamento dos gêneros alimentícios e demais insumos.

Os cardápios do RU são cuidadosamente planejados pela equipe de nutricionistas, levando em consideração as necessidades nutricionais e os hábitos alimentares da comunidade universitária. Além disso, são realizadas adaptações e inclusões de novos pratos com base em projetos de pesquisa e estágio do curso de Nutrição da UFES, conduzidos no RU. A equipe do restaurante também realiza uma rigorosa prova gastronômica diária dos itens antes da distribuição, a fim de garantir a qualidade dos alimentos.

Atividades nos RUs

É importante ressaltar que as atividades dos restaurantes são complexas e exigem responsabilidade para garantir a segurança das equipes envolvidas na produção e a qualidade dos serviços prestados. O funcionamento dos restaurantes depende do suporte de vários serviços da Universidade, bem como de entidades externas à Ufes, que são essenciais para prevenir riscos.

Compromisso

Por fim, reiteramos o compromisso da DGR/Propaes em servir uma alimentação de qualidade, nutricionalmente balanceada e que atenda às necessidades nutricionais da comunidade universitária, contribuindo para a permanência qualificada desses estudantes.