Proaeci e estudantes discutem ações de biossegurança nos Restaurantes Universitários

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), representantes do Restaurante Universitário (RU), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e os centros acadêmicos debateram nesta semana as formas de envolvimento das e dos estudantes nas ações de biossegurança necessárias em ambientes coletivos e de consumo de refeições. A reunião foi realizada na última segunda-feira, 21, de forma on-line, e um dos pontos abordados foi a Instrução Normativa 02/2022, cuja minuta foi apresentada e debatida com os representantes estudantis. O documento, divulgado nesta quarta-feira, 23, tem validade a partir de 3 de março.

A normativa estabelece regras de acesso aos RUs e permanência das pessoas nos restaurantes, tais como a apresentação do comprovante do esquema vacinal primário e higienização das mãos ao chegar ao estabelecimento, o respeito às sinalizações de distanciamento do local e a obrigatoriedade de uso de máscara durante a distribuição e após o consumo da refeição. O documento também indica que o tempo de permanência nos salões deve ser restrito ao necessário para a alimentação e que a ingestão de água dos bebedouros deve ser feita com copos individuais.

“Especialmente neste momento em que construímos condições de maior presencialidade, é fundamental que esse movimento de mudança atitudinal com foco na proteção individual e coletiva seja assumido por todos e todas que querem construir ambientes mais adequados para que possamos retomar nossa tão necessária sociabilidade”, afirmou o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gustavo Forde.

Como medida educativa, em caso de descumprimento do protocolo de biossegurança, as usuárias e os usuários inicialmente serão orientados pela equipe técnica do RU. Se reincidente, a pessoa não poderá fazer o agendamento de refeições pelo período de três dias.

O presidente do DCE, Hilquias Crispim, ressaltou que a entidade defendeu a reabertura dos salões do RU, ''mas que o compromisso dos e das estudantes será o cumprimento das regras para superarmos a pandemia o mais breve possível, inclusive visando à redução de danos''. Ele afirmou ainda que o DCE, junto com o Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE/Ufes) e com os centros e diretórios acadêmicos, desenvolverá ''ações de conscientização sobre a importância da biossegurança neste período de transição na Universidade".

Desperdício

De acordo com a instrução normativa, permanece obrigatório o agendamento das refeições pelo site campusfood.ufes.br (até as 12 horas do dia anterior). Contudo, devido ao alto índice de refeições agendadas e não retiradas – o que gera desperdício de alimentos e recursos –, o documento prevê, como medida educativa, que no primeiro agendamento não utilizado a pessoa será orientada pela equipe técnica do RU. Em caso de reincidência, não poderá fazer o agendamento de refeições pelo período de três dias.

Funcionamento

Os Restaurantes Universitários dos campi da Ufes em Goiabeiras, Maruípe e São Mateus reabriram os seus salões no horário do almoço na quarta-feira, 23. A partir de 3 de março, volta a ser servido jantar, e os salões dos RUs também estarão disponíveis para uso no período noturno.

No RU do campus de Alegre, o fornecimento de refeições está provisoriamente suspenso, devido ao não cumprimento, por parte da empresa fornecedora, das condições e exigências estabelecidas na contratação do serviço. Até a normalização do atendimento, um auxílio-alimentação emergencial será pago mensalmente aos estudantes que comprovarem estar distantes de seus núcleos familiares e/ou estar executando regularmente atividades presenciais previstas em conteúdo programático de disciplinas obrigatórias ou optativas em que estejam matriculados.

Texto: Camila Fregona, com colaboração de Vinícius Fontana