Avaliação Qualitativa das Preparações
APLICAÇÃO DO TESTE DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS PREPARAÇÕES DO CARDÁPIO EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO INSTITUCIONAL, VITÓRIA – ES
No Restaurante Universitário Central, durante o mês de março de 2016, foi desenvolvido um projeto pela estagiária do curso de nutrição Jéssica Queiroz Pereira, cujo objetivo consistiu em analisar a qualidade do cardápio por meio do método de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC).
Para a coleta de dados, foi realizada a análise visual das preparações ofertadas e posterior preenchimento dos dados em uma planilha, a fim de analisar a ocorrência de cada ponto de interesse. Avaliou-se os métodos de cocção, a presença de frutas in natura, salada de folhosos, carnes gordurosas, salada de conserva, alimentos flatulentos e de difícil digestão, preparação com cor similar na mesma refeição, e repetição de preparações durante a semana.
Os resultados apontaram para a oferta diária de salada de folhosos e frutas in natura, no entanto também se fez frequente também a presença de frituras, doces, carnes gordurosas, alimentos ricos em enxofre e de repetições de preparações. Contudo, estes dados sofrem influência do padrão de refeição ofertada no restaurante. No RU é possível escolher entre 3 opções de pratos protéicos e duas opções de sobremesas e sucos. Ou seja, apesar da presença de alimentos calóricos e doces, diariamente também são ofertadas opções de pratos proteicos mais magros, frutas, 4 opções de saldas e opção de suco de polpa de fruta sem adição de açúcar.