🌽 Arraiá nos RUs da UFES! 🥳

Preparem-se para um saboroso arraiá nos RUs! Os Restaurantes Universitários (RUs) da UFES promoverão, nesta sexta-feira, 04 de julho de 2025, um "Dia Festivo Julino" com um cardápio especial comemorativo! 🤤
A iniciativa, coordenada pela Diretoria de Gestão dos Restaurantes (DGR) da Pró-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil (PROPAES), visa proporcionar um ambiente acolhedor e festivo para toda a comunidade acadêmica.
Os cinco Restaurantes Universitários já estão recebendo decoração temática, e o cardápio incluirá pratos que remetem às tradições das festas juninas/julinas, celebrando a rica cultura popular brasileira.
Este "Dia Festivo Julino" 🎊 vai além da oferta de uma refeição diferenciada, ele busca fortalecer a permanência estudantil, objetivo central da PROPAES e da DGR, a partir do fortalecimento da afetividade e do pertencimento por meio da valorização da cultura e das tradições brasileiras dentro do ambiente universitário, proporcionando momentos de integração e bem-estar para toda a comunidade e criando um ambiente alegre, leve e festivo. 🥰
Entenda as Festas Juninas e Julinas ou Joaninas: Tradições, Crenças e Culinária Típica
As festas juninas são uma das maiores e mais queridas manifestações culturais do Brasil, celebradas durante o mês de junho. Elas têm raízes em tradições ligadas às festividades para homenagear santos populares. No Brasil essas festas mesclam elementos religiosos, rurais e da cultura indígena e africana. São marcadas por fogueiras, danças de quadrilha, músicas típicas, balões (com a devida atenção à segurança) e uma vasta e deliciosa culinária.
Por que "Julina" ?
Muitas vezes, as celebrações se estendem para o mês de julho, especialmente em instituições, escolas e comunidades que não conseguiram realizar seus eventos em junho, ou que optam por uma segunda rodada de comemorações. Daí o termo "festas julinas", mantendo viva a essência e a alegria dos festejos juninos, com as mesmas características de ornamentação, música e gastronomia.
A Culinária Típica:
A culinária é um dos grandes destaques dessas festas. Os pratos são majoritariamente à base de milho 🌽, amendoim 🥜, coco 🥥 e batata-doce, ingredientes abundantes nessa época do ano no Brasil. Entre as delícias mais esperadas, estão:
- Milho: cozido, assado, pamonha, curau, bolo de milho, broa de milho.
- Amendoim: pé de moleque, paçoca, bolo de amendoim, amendoim torrado.
- Doces: canjica (ou mungunzá, dependendo da região), arroz doce, bolo de fubá, cocada, quindim.
- Salgados: caldos variados (caldo verde, caldo de feijão), pastel, espetinhos.
- Bebidas: quentão (vinho quente com especiarias), chocolate quente, suco de milho.
Essas festividades representam não apenas um momento de confraternização e alegria, mas também uma oportunidade de valorizar e manter vivas as ricas tradições culturais do nosso país. ✨