Higienização de Mãos
FREQUÊNCIA DA LAVAGEM DE MÃOS E COMPORTAMENTO DOS MANIPULADORES DE SALADA DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
Nos meses de setembro e outubro foi realizado um projeto de estágio da aluna Josilene Lima, com o objetivo de avaliar o comportamento de manipuladores de alimentos que trabalham na área da salada, em especial a frequência de lavagem de mãos.
O projeto em questão foi dividido em três etapas: observação, intervenção e treinamento e uma nova observação. Antes e após o treinamento dos manipuladores, foi aplicado, pela estagiária, um check-list de inspeção de boas práticas.
Na intervenção os manipuladores eram orientados a lavar as mãos sempre que a estagiária solicitasse, sem que a razão fosse esclarecida, Já nessa etapa foi observada melhoria na frequência, ou seja, a estagiária fez poucas solicitação. O treinamento foi realizado por meio de um bate papo com orientações e reflexões.
Na segunda aplicação, constatou-se que houve uma melhora no percentual de itens em conformidade, em relação à avaliação inicial.
Os resultados mostram que os manipuladores já tinham o conhecimento de boas práticas e regras de como se comportar na cozinha, porém esses conhecimentos são postos em prática quando há alguém supervisionando ou após o treinamento, indicando a importância de treinamentos e capacitações contínuas.
A resolução da ANVISA RDC 216 diz :
“Os manipuladores devem lavar cuidadosamente as mãos ao chegar ao trabalho, antes e após manipular alimentos, após qualquer interrupção do serviço, após tocar materiais contaminados, após usar os sanitários e sempre que se fizer necessário.”
Na cozinha do restaurante universitário existem 4 pias de higienização, em inox de acionamento pelo joelho, e dispenser com sabonete antisséptico e papel toalha disponíveis para a correta higienização. Além disso, próximo às pias estão afixados cartazes com orientação da correta lavagem de mãos.