Nota sobre ocorrência no RU de São Mateus

A Diretoria de Gestão de Restaurantes da UFES (DGR), informa que tem acompanhado com atenção a situação do Restaurante Universitário (RU) no campus de São Mateus. Desde o início deste ano, houve seis ocasiões em que, emergencialmente e excepcionalmente, foi necessário que a empresa terceirizada realizasse o fornecimento de marmitas no jantar devido à insuficiência de pessoal terceirizado da empresa para o funcionamento pleno da unidade. Tal medida, embora emergencial e excepcional, visa garantir a continuidade da oferta de alimentação aos estudantes mesmo diante das dificuldades enfrentadas.

A empresa terceirizada responsável pelo serviço vem enfrentando problemas na contratação e retenção de trabalhadores, o que compromete a operação regular do RU. Em todos os episódios, a estratégia adotada foi a realocação de funcionários do turno noturno para o diurno, com substituição da refeição presencial por marmitas no período da noite. Na quinta-feira, 8 de maio, foram distribuídas 200 marmitas para o jantar (no mês de abril a média diária de público no jantar foi de 101 pessoas e o máximo foi de 126, a média de frequência diária no ano de 2025 é de 137,94 usuários no jantar), mas, infelizmente, houve falta ao final do serviço. 

Diante disso, a Diretoria de Gestão de Restaurantes da UFES (DGR), organizou  ainda na manhã de sexta-feira, 06 de maio, reunião emergencial com a Direção do campus de São Mateus, representantes da empresa terceirizada, servidores lotados do RU de SM, coordenadores de curso e estudantes da representação estudantil de SM, para tratar das providências imediatas e discutir soluções estruturais para os problemas relatados.

Em reunião, foi negociada com a empresa a ampliação do quadro de substitutos, a contratação imediata de novos colaboradores, o diálogo com a equipe para entender e tratar a questão da rotatividade. 

Além disso, atendendo a demanda dos estudantes, foram acordadas a ampliação da quantidade para o jantar de hoje para 300 marmitas (superior ao público máximo já registrado em 2025 em uma sexta-feira, que foi de 248 usuários no dia 27 de fevereiro de 2025, dia em que ocorria evento com muitos visitantes externos, a média de 2025 para as sextas-feiras é de 149 usuários) e a melhoria da comunicação com a comunidade universitária.

Em resumo foram acordadas as seguintes soluções:

 1. Ampliação do Quadro de Funcionários pela empresa terceirizada:

  . Contratação emergencial de 3 novos colaboradores a partir de 12 de maio, segunda feira, e a ampliação do quadro de colaboradores substitutos (volantes) para NÃO HAVER O USO DE MARMITAS E NORMALIZAR O FORNECIMENTO DE REFEIÇÕES.

  . Revisão das condições de trabalho e gestão de equipe para reduzir a rotatividade.

 2. Melhoria na Comunicação:

  . Avaliar a utilização da plataforma Campus Food para estimar demanda e evitar desperdício/falta.

  . Divulgação antecipada de alterações no RU para a comunidade acadêmica.

 3. Solução Estrutural:

  . Transição para contrato único de gestão (já em fase de publicação de edital de licitação, com contrato previsto para outubro/2025), seguindo modelo adotado pela grande maioria das universidades federais, com foco em fiscalização externa e maior diálogo com a comunidade.

 4. Visita Técnica e Diálogo Direto:

  . Equipe da DGR, Pro-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil que visitará o campus em 14-15 de maio para reuniões com usuários do RU e representantes estudantis.

 5. Transparência: 

  . Acesso facilitado à cozinha para estudantes.

A DGR, junto à gestão e fiscalização do contrato, já emitiu NOTIFICAÇÃO formal à empresa contratada (OFÍCIO Nº 21/2025/DGR/Propaes/Ufes) para que REGULARIZE IMEDIATAMENTE A SITUAÇÃO, sob pena de aplicação das sanções previstas no contrato administrativo. A medida visa assegurar que as obrigações contratuais sejam plenamente cumpridas, garantindo a continuidade e a qualidade do serviço prestado no Restaurante Universitário, conforme os padrões estabelecidos pela UFES.

Importante destacar que a empresa contratada é remunerada com base na medição dos postos de trabalho efetivamente ocupados, realizada minuto a minuto por meio de registro de frequência biométrico. POSTOS NÃO COBERTOS NÃO GERAM PAGAMENTO. Além disso, as faltas são pontuadas negativamente no Índice de Medição de Resultados (IMR), mecanismo contratual que reduz o valor do faturamento da empresa, podendo gerar sanções adicionais a depender da frequência e reincidência de ocorrências em cada mês.

A DGR reforça seu compromisso com a qualidade da alimentação fornecida, com a transparência na gestão dos Restaurantes Universitários e com o bem-estar da comunidade acadêmica, lamenta as ocorrências no RU de São Mateus e está ativamente trabalhando para normalizar o atendimento.

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Transparência Pública
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