RU de Goiabeiras moderniza sistema: pagUFES será descontinuado e recarga via PIX implementada

O campus de Goiabeiras é a última e maior das cinco unidades da Ufes a modernizar seu Restaurante Universitário (RU). A dimensão da operação torna esta transição um desafio particular: o campus concentra cerca de 13 mil estudantes de graduação, um volume significativamente maior que os 7 mil alunos distribuídos nos outros quatro restaurantes. A transição neste campus foi planejada com atenção redobrada. O objetivo principal foi assegurar que a migração para o novo sistema seja a mais suave possível, minimizando filas e qualquer inconveniente para os milhares de usuários que dependem do serviço diariamente.
Assim, o serviço pagUFES, utilizado para a compra de créditos será suspenso a partir desta quarta-feira, 15 de outubro e será substituído pelo sistema de venda via pix da empresa. A medida visa otimizar o fluxo, aumentar a segurança e agilizar o serviço para toda a comunidade acadêmica, além de cumprir com o contrato.
A partir desta data a venda será exclusiva via os meios de pagamento da empresa, contudo para facilitar a transição, um período de adaptação será implementado: até o dia 17 de outubro, uma catraca ainda permanecerá operando para aceitar os antigos cartões de proximidade e tickets para aqueles usuários que ainda tem saldo. Após essa data, a partir da segunda-feira, 20 de outubro, todas as catracas estarão integradas ao novo sistema da empresa, unificando o acesso.
Como se cadastrar no novo sistema de acesso?
Para garantir o acesso contínuo ao restaurante, os usuários que ainda não se cadastraram devem seguir dois passos simples:
- Pré-cadastro online: Preencher o termo de consentimento disponível no site: https://ru.ufes.br/acesso.
- Finalização presencial: Dirigir-se à sala de apoio ao usuário (a sala amarela em frente ao RU de Goiabeiras) para finalizar o processo. O posto de atendimento funcionará até o dia 15 de outubro, das 07h às 19h48.
A equipe da Propaes reforça que, embora o cadastro da biometria não seja obrigatório, ele é fundamental para agilizar a entrada no restaurante.
Recarga de créditos agora é via PIX
A outra grande novidade é a substituição do serviço de venda de créditos nos guichês por um sistema de recarga via PIX. A mudança busca reduzir as filas e oferecer mais autonomia aos estudantes.
Para adicionar créditos, o usuário deve:
- Localizar os cartazes com o QR Code oficial dispostos no entorno do RU ou em nosso site.
- Escanear o código com o aplicativo de seu banco.
- Inserir o valor desejado e confirmar a transação.
O valor será creditado na conta do estudante no sistema do RU em um prazo de até 48 horas após a confirmação bancária.
Ainda tem créditos no sistema antigo? Saiba como pedir o estorno
Para os usuários que, após a transição completa em 20 de outubro, ainda tiverem saldo no sistema pagUFES, será possível solicitar o estorno do valor. O procedimento será realizado por meio da abertura de um processo administrativo.
Confira o fluxo para solicitar a devolução:
- Preencha o formulário online: A solicitação deve ser feita exclusivamente pelo link: Formulário de Solicitação de Estorno.
- Abertura do Processo: O Restaurante Universitário autuará um processo de estorno com base no formulário.
- Análise e Autorização: A Direção da DGR analisará e autorizará a devolução.
- Execução do Estorno: O valor será devolvido ao usuário.
- Notificação: O solicitante será notificado quando o estorno for efetivado.
O prazo para a devolução do valor é de até 2 (dois) dias úteis, podendo ser estendido conforme o volume de solicitações.
Acesso irregular e a importância da identificação
A Propaes orienta sobre a necessidade de evitar o acesso irregular ao restaurante. A administração reforça que "o preço não é motivo para o acesso irregular", pois o Benefício Restaurante Universitário (BRU) foi implementado justamente para permitir o acesso, e orienta: "Acesso irregular? Regularize sua situação! Basta fazer o pré-cadastro no BRU com a equipe de atendimento no local".
É fundamental entender que a identificação de cada usuário é indispensável por múltiplos motivos:
🤝 Segurança pessoal para a comunidade: A correta identificação de todos os usuários que acessam o restaurante é crucial para garantir um ambiente seguro e tranquilo para todos. Saber que apenas membros da comunidade acadêmica ou visitantes, devidamente identificados, estão no local, aumenta a segurança coletiva.
➡️ Redução de filas e melhor planejamento: A identificação correta nos permite planejar com precisão a quantidade de refeições. Isso evita o desperdício, impede a falta de alimentos nos horários de pico e, consequentemente, contribui para um serviço mais ágil e com menos filas.
⚖️ Uso correto de recursos públicos: Os RUs são uma política pública, regulada por lei, com recursos definidos. A identificação garante o efetivo uso do recurso público e o atendimento à legislação, permitindo a prestação de contas aos órgãos de controle.
🛡️ Segurança Alimentar: O controle de acesso é essencial para a segurança alimentar de todos os frequentadores.
🔒 Segurança individual contra fraudes: A simples digitação de um CPF na catraca não garante que ele pertence à pessoa que o está utilizando. A apresentação do documento com foto é uma camada essencial de segurança que impede o uso indevido do seu CPF por terceiros, evitando fraudes e garantindo que o benefício seja usado exclusivamente por você.
Ah, e um lembrete amigo: sabemos que mudanças, podem gerar um pouquinho de poeira e bagunça. Agradecemos de coração a sua paciência, pois estamos trabalhando muito para deixar nossos RUs cada vez melhores para você!
A participação de todos no processo de transição é muito importante para o sucesso no novo projeto. "Se você não mudar, nada muda! A modernização do RU depende também de sua participação. Juntos fazemos um RU melhor!".